Segundo o MP do Maranhão, policiais civis da delegacia do município de Parnarama estiveram no último dia 2 de julho na Fazenda Patos, que fica na zona rural da cidade, e constataram a situação de calamidade dos cerca de mil búfalos. A equipe policial também constatou a existência de dezenas de carcaças de animais mortos e uma aglomeração de urubus. Além disso, por causa da omissão do proprietário, vários animais do rebanho estão quebrando cercas e invadindo propriedades vizinhas em busca de comida e água, causando prejuízos para terceiros.
Notícias relacionadas:Fazendeiro é condenado por abandono de búfalas no interior paulista.No documento a promotoria pede que o Poder Judiciário determine que o governo do estado e a prefeitura de Parnarama façam a apreensão dos bubalinos que sobreviveram para que estes sejam encaminhados a alguma propriedade pública ou privada para serem tratados. A ação requer ainda, o bloqueio das contas bancárias do dono da fazenda para garantir o custeio das despesas com a alimentação e o tratamento dos animais. Também foi solicitada a aplicação de multa contra o estado do Maranhão e o município de Parnarama caso não efetuem o resgate do rebanho.
A prefeitura de Parnarama informou à produção da Rádio Nacional que, no momento, não vai se manifestar.
Já a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) confirma que são verdadeiras todas as denúncias feitas pelos agentes da Polícia Civil. A inspeção feita pelo órgão constatou que não há sinais de ocorrência de doenças infectocontagiosas, sendo evidenciado que as mortes decorreram da desnutrição dos animais. Ainda segundo a Agência, o relatório da visita foi encaminhado para intervenção de instâncias competentes, sobretudo, para uma destinação aos animais que restaram na propriedade e no seu entorno.
Não conseguimos contato com a defesa do pecuarista. *Com produção de Luciene Cruz.