espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Governo federal reconhece situação de emergência em Apuí (AM) | Riobrasil Noticias

Governo federal reconhece situação de emergência em Apuí (AM)

Governo federal reconhece situação de emergência em Apuí (AM)

18/04/2025 08:55:00 | | Meio Ambiente | Fonte: Agência Brasil

O governo federal reconheceu a situação de emergência na cidade de Apuí, no sul do Amazonas, que está isolada devido à cheia do Rio Madeira. O município vive um cenário crítico de isolamento desde o final de março, com desabastecimento de alimentos, remédios e combustíveis. Aproximadamente 21 mil moradores foram afetados.

Com o reconhecimento da situação de emergência, é grande a expectativa do prefeito da cidade, Marcos Maciel, para a liberação de transporte de balsas com suprimentos.

?Na data de hoje (16), o governo federal reconheceu a nossa situação de emergência. O estado já tinha reconhecido na quinta-feira (10), e hoje saiu a homologação do governo federal. Então, agora, dá mais agilidade ao socorro, à liberação das balsas para a travessia de Humaitá até Apuí, através dos rios Madeira e Aripuanã. A gente tá esperando isso do Dnit, e iniciou o processo só após a homologação da situação de emergência?, destacou Maciel.

Comerciantes locais têm arcado com o transporte de mercadorias por balsas particulares. Esse custo, de acordo com o prefeito, chega a cerca de R$ 20 mil por caminhão.

O superintendente regional do Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Orlando Alfaia, informou que já estão em processo de contratação as balsas que levarão mantimentos da cidade de Humaitá até o Porto da Prainha, a cerca de 100 km de Apuí.

?O Dnit tá ainda na fase de contratação de empresa para poder entrar. Então, assim que a gente tiver essa contratação, será feita a programação. Aí informaremos a partir de quando será essa operação, levando, basicamente, veículos que tenham caminhões com combustível e veículos e caminhões também com alimentos, com gêneros, com carga geral, para poder abastecer as cidades de Apuí e Santo Antônio do Matupi?.

O governo do Amazonas anunciou também que, a partir desta quinta-feira (17), começará o envio de ajuda humanitária aos municípios de Humaitá, Apuí e Manicoré ? os mais impactados pela cheia dos rios. A ação inclui o envio de 160 toneladas de alimentos, 600 caixas d?água, medicamentos e kits purificadores, que serão distribuídos em pontos estratégicos. 

Regiões de difícil acesso receberão atendimento por meio do barco-hospital que presta serviços de saúde às comunidades ribeirinhas.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 92 mil pessoas já foram impactadas pela cheia das águas, e oito municípios estão oficialmente em situação de emergência. Outros 18 estão em alerta, 24 em atenção e apenas 12 permanecem em estado de normalidade.

Para apoiar também os produtores locais, o governo amazonense prevê a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar, medida que beneficiará cerca de três mil trabalhadores rurais.

A expectativa é que o isolamento na região de Apuí dure pelo menos mais 45 dias.

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.