A Associação Céu Aberto, através dos Amigos de Paty, com o apoio da Secretaria de Cultura de Paty do Alferes e a Lei Paulo Gustavo, orgulhosamente apresenta um testemunho raro e valioso sobre a história da Aldeia de Arcozelo. Este projeto, disponível no YouTube, é um fruto da colaboração entre empresários locais como o Posto Turcão e o Mercado Fernandes, além do Itaipava Tênis Clube, destacando a importância da parceria entre iniciativa privada e cultural.
O documentário oferece um relato detalhado de Armando Carlos Magno, sobrinho e protegido de Paschoal Carlos Magno. Armando, com seus 94 anos, compartilha memórias vívidas e detalhadas sobre a criação do Centro de Artes Integradas, um sonho de Paschoal que se concretizou na Fazenda Freguesia, em Paty do Alferes. Este espaço foi concebido para capacitar artistas de diversas disciplinas, tornando-se um marco cultural entre 1965 e 1980.
O vídeo narra como Armando Carlos Magno passou a ver Paschoal como uma figura paterna e como a Fazenda Freguesia se transformou na Aldeia de Arcozelo. Paschoal levou para este espaço uma vasta coleção pessoal, incluindo uma biblioteca com mais de 5.000 volumes, uma pinacoteca com obras de renomados artistas e um piano doado pela Caixa Econômica Federal.
Contudo, o documentário também revela o declínio da Aldeia. Em 1979, Paschoal, incapaz de manter o local, buscou ajuda de diversas instituições culturais, mas sem sucesso. Desolado, faleceu em 24 de maio de 1980. Armando então assumiu a direção da Aldeia até 1983, mas também não conseguiu os recursos necessários para mantê-la. A Aldeia foi entregue à Fundação João Pinheiro Filho, passando posteriormente à FUNARTE, que somente em 2022 oficializou sua administração.
A partir de então, renasceu a esperança. A parceria entre a FUNARTE e a Prefeitura Municipal de Paty do Alferes prevê a reinauguração da Aldeia em 26 de julho de 2024, revitalizando este importante espaço cultural. A Aldeia de Paschoal Carlos Magno, com seu design original e acervo intacto, será novamente um centro de referência para as artes no Brasil.
Este relato é um convite para que todos assistam ao documentário e conheçam a história e o legado de Paschoal Carlos Magno e da Aldeia de Arcozelo, preservados e celebrados para as futuras gerações.
CONFIRA
___________
Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!