Da vida rural aos holofotes: Malu Mello e seu fondue de sucesso | Riobrasil Noticias


Ouça a Noticia!

Da vida rural aos holofotes: Malu Mello e seu fondue de sucesso

Da vida rural aos holofotes: Malu Mello e seu fondue de sucesso

19/04/2024 10:40:00 | Paty do Alferes RJ | Arte e Cultura

Malu Mello, renomada chef de 39 anos, é reconhecida por seu serviço de catering para eventos sofisticados, inclusive entre celebridades. No entanto, sua jornada teve início nas terras de seu pai, um pioneiro na produção de tomates em Paty Alferes (RJ), antes de se mudar para a capital em 2017. Agora, ela se destaca no universo da gastronomia. Recentemente, Malu foi premiada por seu excepcional fondue no 3º Mundial de Queijos no Brasil, uma competição que atrai talentos globais e ocorreu entre 11 e 15 de abril em São Paulo.

O segredo do fondue de Malu está na sua receita singular, que combina sabores regionais e valoriza a produção artesanal de alimentos. Enquanto o fondue tradicional é um ícone da culinária francesa, a versão brasileira de Malu incorpora ingredientes locais, como gruyére e dois tipos de queijo nativos, além de um toque de cachaça mineira. Sua intenção é clara: promover os pequenos produtores.

Com uma formação refinada, incluindo estudos na renomada escola francesa Alain Ducasse, Malu agora faz parte da Federação Italiana de Cozinheiros. Sua paixão é unir o campo à mesa, e ela obtém ingredientes de seis fazendas para seus cardápios exclusivos, que atendem desde pequenos jantares até grandes eventos com até 1.500 pessoas.

No Mundial de Queijos, Malu inovou ao usar queijos da queijaria La Porta, da fazenda Santa Helena, em Belmiro Braga (MG). Seu fondue destacou-se não apenas pela qualidade do queijo, mas também pela sua elasticidade quando derretido, alcançando uma altura impressionante de 16 centímetros.

Ao replicar sua receita, os aspirantes a chefs devem prestar atenção aos detalhes: 340 mililitros de vinho branco de qualquer marca e uma colher de sopa da cachaça Magnífica, produzida desde 1985 em Santa Tereza, Rio de Janeiro, são essenciais. 

Malu enfatiza que sua participação no concurso foi como uma estudiosa dos queijos, refletindo sua missão de valorizar pequenos produtores em seu negócio. Em 2025, ela representará o Brasil no Mundial do Fondue na Suíça, onde planeja levar ingredientes exclusivamente brasileiros.

Este relato foi adaptado com base em informações da Forbes.







Compartilhe!




QR Code:










Eventos fotografados em Paty do Alferes

Ver outros eventos fotografados em PATY DO ALFERES - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.