|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Funarte lança Rede das Artes, com cinco editais e investimento de 25 milhões de reais | Riobrasil Noticias

Funarte lança Rede das Artes, com cinco editais e investimento de 25 milhões de reais

Funarte lança Rede das Artes, com cinco editais e investimento de 25 milhões de reais

08/11/2023 15:38:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes - Funarte lançam neste 10 de novembro, sexta-feira, dentro da programação da terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) em Belém do Pará, o Funarte Rede das Artes 2023 - Programa de Difusão Nacional, como parte da implementação da Política Nacional das Artes. Por meio de cinco editais, cada um com o valor de R$ 5 milhões, o programa vai oferecer um total de 150 bolsas culturais para a realização de circuitos artísticos em todas as regiões do país. Os projetos fomentados irão contemplar apresentações de espetáculos cênicos, shows, circos itinerantes, exposições, além de atividades de intercâmbio, mediação e formação. O objetivo é fortalecer circuitos de difusão em todas as regiões do Brasil, conectando uma rede de espaços, artistas, produtores, técnicos, curadores, críticos e, principalmente, o público.

 

Os cinco editais receberam nomes de políticas já realizadas pela Funarte e que permanecem vivas na memória coletiva da maioria dos agentes artísticos do país. Esses nomes também celebram e homenageiam personalidades reconhecidas por suas trajetórias de dedicação às artes brasileiras: Carequinha, no Circo; Klauss Vianna, na Dança; Marcantonio Vilaça, nas Artes Visuais; Myriam Muniz, no Teatro; e Pixinguinha, na Música.

 

O Projeto Pixinguinha, por exemplo, inspira agora o lançamento da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha, um dos cinco editais do Funarte Rede das Artes. Este projeto, que teve início em 1977, com diferentes períodos de realização, fomentava a circulação de intérpretes, músicos e equipe técnica pelo país, promovendo encontros de nomes já consagrados na cena nacional com artistas em início de carreira. Muitos nomes da música brasileira passaram pelo projeto, tais como Cartola, Beth Carvalho, Clementina de Jesus, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Sérgio Souto. A própria ministra da Cultura, Margareth Menezes, também fez parte da história do Projeto Pixinguinha, em 1986. As duas últimas versões do projeto foram realizadas em 2009 e em 2017.  

 

Agora, a Bolsa Funarte de Música Pixinguinha retoma o fomento à circulação da música popular e de concerto pelo país, por meio do apoio a circuitos artísticos de espetáculos musicais e atividades de intercâmbio, mediação e formação no território nacional. Tal como acontecia no Projeto que batiza o edital lançado, estes circuitos irão contar com a participação de artistas e/ou grupos musicais atuantes na(s) localidade(s) que vão receber os shows, promovendo assim o intercâmbio regional e o fortalecimento das diversas redes criativas da cena musical brasileira.

 

A Bolsa Funarte de Circo Carequinha inspira-se no Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo e pretende promover a difusão dessa linguagem artística por meio do apoio a itinerâncias de circos tradicionais de lona pelo país, bem como o fomento à cena contemporânea do circo por meio do apoio à circulação de espetáculos circenses, conjuntamente com atividades de intercâmbio, fruição e formação.

 

Já as Bolsas Funarte de Dança Klauss Vianna e Funarte de Teatro Myriam Muniz vão apoiar projetos que proponham circuitos artísticos, compostos pela circulação de espetáculos cênicos já estreados juntamente com atividades de intercâmbio, mediação e formação em diferentes unidades da federação. 

 

A Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça vai apoiar circuitos artísticos para itinerância de exposições individuais, coletivas e/ou de acervos, inclusive os museológicos, e atividades de intercâmbio, fruição e formação no território nacional. O edital também possui modalidade que permite a aquisição de uma ou mais obras artísticas que integrem a circulação, que passarão a integrar acervos abertos ao público, uma importante iniciativa de fortalecimento e atualização de acervos de instituições culturais, museus e espaços de memória em todo o território nacional. 

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.