Iguá avança com medidas para diminuir perda de água durante estiagem em Paty do Alferes | Riobrasil Noticias

Iguá avança com medidas para diminuir perda de água durante estiagem em Paty do Alferes

Iguá avança com medidas para diminuir perda de água durante estiagem em Paty do Alferes

01/08/2023 10:36:00 | Paty do Alferes | Fonte: Jornal em Destaque

A concessionária de saneamento Iguá, pelo segundo ano consecutivo, realiza ações operacionais para mitigar os efeitos da estiagem nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, onde a empresa atua no interior do Estado. Este fenômeno natural, cíclico e histórico, leva à redução dos níveis dos mananciais, tem causado impactos no abastecimento da região entre os meses de julho e outubro. Em 2022, as ações implementadas evitaram a falta d’água recorrente neste período.

Neste ano, a companhia informa que vai manter as ações e investimentos que contribuem para a produção de água e está investindo adicionalmente no combate à perda na distribuição, tudo isso para garantir a continuidade do adequado abastecimento no município. A Iguá vai repetir as ações de conscientização sobre o consumo responsável de água e implementa este ano novas ações de combate à estiagem: as válvulas de nível, em operação desde abril, e as válvulas reguladoras de pressão, cujos estudos de implantação se iniciam ainda este ano.

As válvulas controladoras de nível (VCN) são dispositivos que regulam o nível dos reservatórios, evitando extravasamentos, e, portanto, desperdício. Além disso, permitem acompanhar remotamente os níveis de seis reservatórios em Miguel Pereira e Paty do Alferes. Os equipamentos estão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e o monitoramento é exercido 24 horas por dia e sete dias por semana, promovendo a estabilidade no fornecimento de água. Já as válvulas reguladoras de pressão têm o objetivo de proporcionar um equilíbrio hidráulico nas redes de distribuição de água, controlando o sistema e garantindo o fornecimento de água com pressões adequadas para cada região.

A concessionária também seguirá com medidas que obtiveram êxito no combate à escassez hídrica em 2022, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, que ficará em operação temporária durante os meses de estiagem, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de água na região e reforçar o abastecimento de Paty do Alferes.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Paty do Alferes

Ver outros eventos fotografados em PATY DO ALFERES - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.