O governador Cláudio Castro comemorou o excelente resultado final de ocupação de quartos em solo fluminense durante o Carnaval, divulgado nesta quarta-feira (22/02) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO). De acordo com a entidade, a rede hoteleira da Capital registrou a média de 96% dos dormitórios reservados no período de 18 a 21 de fevereiro.
Foi o segundo melhor resultado obtido em menos de dois meses, já que o Réveillon também foi de casa cheia nos estabelecimentos, registrando 98% de ocupação na noite do dia 31 de dezembro de 2022 para o dia 1º de janeiro deste ano.
Esses números refletem novamente o patamar pré-pandemia. São frutos de esforços do próprio setor e do nosso governo, que investiu muito na festa mais popular do planeta. O Carnaval é o principal evento do calendário fluminense, uma das molas propulsoras da cultura, do turismo, e da economia, pois recebe turistas de todo o mundo”, justifica Cláudio Castro.
Segundo a direção do HotéisRIO, a região de Ipanema/Leblon foi a mais procurada, com 98,17%, seguida por Flamengo/ Botafogo, com 96,25%, Leme/ Copacabana (95,27%), Barra da Tijuca/ São Conrado (95,17%) e Centro (94,70%).
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, reforçou que a pesquisa é a tradução “do maior Carnaval de todos os tempos”.
O trabalho conjunto entre o Governo do Estado e as prefeituras foi um marco e contribuiu também para termos o Carnaval mais seguro da história. A ocupação hoteleira foi um sucesso e queremos repetir isso ao longo do ano. Realizamos ações de promoção do turismo no sambódromo, nos blocos de rua, nas redes sociais e em mídias diversas, com o objetivo de chamar a atenção do turista para os encantos do estado durante os outros meses do ano”, afirmou.