|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





O Golpe do Mercado Financeiro | Riobrasil Noticias


Ouça a Noticia!

O Golpe do Mercado Financeiro

O Golpe do Mercado Financeiro

01/02/2023 11:56:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Se existe uma coisa que o brasileiro gosta é de uma vantagem, uma facilidade, um jeito de se dar bem. Com promessa de lucros estratosféricos, muita gente boa tem perdido dinheiro por aí.

Tudo na vida tem um preço e ficar rico não é pecado – vide a vida do rei Salomão (1º Reis 10:23) que além de rico era considerado inteligente –, mas tem gente que não quer ficar rica, deseja apenas atingir a tranquilidade financeira e acaba enrolando mais ainda a corda no pescoço.  

Quando surge uma “modinha” na praça, uma turma embarca com força e fica fácil enganar os desatentos ou aventureiros.

Quem nunca viu ou foi apresentado a um consultor financeiro ou a uma empresa de consultoria financeira, falando que você pode chegar ao primeiro milhão aplicando uma pequena quantia todo mês. Minha avó dizia que, quando o santo é muito bom é bom desconfiar do milagre.

Vamos começar derrubando a turma que se intitula consultor financeiro. De acordo com o artigo 1º da Resolução 1.913/14 do Conselho Federal de Economia, um consultor financeiro precisa ter graduação superior específica e preencher todos os requisitos estipulados no artigo 3º da Resolução 19/21 da Comissão de Valores Mobiliários. Essa pessoa não se acha em qualquer esquina.

Quem se intitula consultor e opera valores ou investimentos de forma irregular, pode ser considerado criminoso de acordo com o artigo 7º da Lei 7.492/86. A pena é pequena, de 1 a 4 anos de reclusão, e de acordo com o artigo 44 do Código Penal, que converte penas pequenas em restrição de direitos, por mais que o sujeito pratique o crime, preso ele não vai ficar. Fica um certo sentimento de impunidade.

Talvez você leitor estranhe esse monte de artigos e resoluções, mas, a intenção é lhe ajudar a identificar quem não pode se apresentar e muito menos atuar como corretor, consultor e ou operador financeiro e esclarecer que, por mais que ele seja denunciado aos órgãos de fiscalização, por mais que a polícia pegue essa turma, dificilmente o sujeito cumprirá pena dentro da cadeia. Em outras palavras, se você levar um cano, o responsável não será preso.

Vários clientes experientes já perderam grandes quantias em dinheiro e, por mais que se ajuíze uma ação, eu considero um tiro n’água; o dinheiro dificilmente volta.

Alguns irão perguntar: como se prevenir? Em primeiro lugar entenda que saúde financeira é uma questão psicológica e emocional, como diz minha terapeuta: vida financeira tem relação direta com nossas emoções.

Antes de entrar na aventura do mercado financeiro, seja da forma que for, busque informações das empresas e profissionais junto ao Banco Central (bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao) e na página da Comissão de Valores Mobiliários – CVM; solicite, do suposto corretor de investimentos, o registro dele e da empresa junto à CVM; se abasteça de informações e tenha uma certeza: todo estelionatário tem um papo irresistível.

Caso você sinta que foi pego no “laço do passarinheiro”, busque a orientação de um advogado de confiança e procure, o quanto antes, as autoridades.

A título de curiosidade, a escolha do tema partiu de uma conversa que tive com um grande amigo, Antônio Almeida, que sempre fala: “dinheiro de investimento não pode ser dinheiro de compromisso, então, nada de sair vendendo a casa própria ou acreditar em empresas com grandes escritórios, café expresso e água com gás na recepção. Procure saber se estão em dia com suas obrigações legais”.

Ficamos por aqui e não esqueça, o golpe está ai...

__________________________________________

Os leitores são a força e a vida do jornal

A contribuição do EM DESTAQUE para a vida democrática da região reside na força da relação com os seus leitores. Quanto maior for o teu apoio, maior será a nossa legitimidade e a relevância do nosso jornalismo. Apoiar o EM DESTAQUE é também um ato cívico, um sinal de empenho na defesa de uma sociedade aberta, baseada na lei e na razão em favor de todos ou, em outras palavras, na recusa da manipulação para privilégio de alguns.

Apoie o ED seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.