A ponte que desabou no fim da manhã desta terça-feira (24) em Paty do Alferes (RJ), altura da RJ-125 que liga o bairro Granja Nova Califórnia ao distrito de Avelar, não só bloqueou a passagem de veículos e de pedestres, como também prejudicou o fornecimento de água naquela localidade.
Segundo a Defesa Civil, nenhum veículo ou pedestre estava sobre a ponte quando o asfalto cedeu – pouco antes do meio-dia.
A Iguá informou que, devido ao rompimento de redes de abastecimento de água da concessionária localizadas na RJ 125, o fornecimento de água nos bairros Granja, Califórnia e nas proximidades do centro de Avelar poderia ser impactado. A concessionária disse em nota que entrou imediatamente com ações para restabelecer as redes e que a previsão é que os reparos seriam finalizados até às 22horas do mesmo dia, e que o abastecimento seria retomado gradativamente, conforme pressurização das redes.
A concessionária reitera ainda a necessidade do uso consciente da água, especialmente neste período, e que, caso seja necessário, a empresa disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros e permanece à disposição por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0510 (telefone e WhatsApp).
Quanto à via, como ainda não há previsão de solução do problema, a rota alternativa é utilizar a Rua Antônio L. Fernandes (Estrada do Jacob, rua da fábrica Rigotex), que não compromete muito o tempo de deslocamento.
Em nota, a prefeitura de Paty do Alferes disse que já notificou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela RJ-125, que informou ao poder público que tomará providências imediatas para resolver a situação o mais rápido possível.
O provável motivo do desabamento da ponte é o encharcamento do solo por causa da chuva, mas a confirmação só virá após um laudo pericial de técnicos do DER-RJ.
__________________________________________
A contribuição do EM DESTAQUE para a vida democrática da região reside na força da relação com os seus leitores. Quanto maior for o teu apoio, maior será a nossa legitimidade e a relevância do nosso jornalismo. Apoiar o EM DESTAQUE é também um ato cívico, um sinal de empenho na defesa de uma sociedade aberta, baseada na lei e na razão em favor de todos ou, em outras palavras, na recusa da manipulação para privilégio de alguns.
Apoie o ED seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia!