A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu a Jornada Universitária da Reforma Agrária (Jura), na manhã dessa terça-feira (14), no Auditório 71, campus Maracanã. O evento, organizado pela Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj), teve como objetivo discutir as políticas públicas adotadas pelo governo federal referente à agricultura com a participação do ex-reitor Ricardo Lodi, do reitor em exercício, Lincoln Tavares, e das lideranças do Movimento Sem Terra (MST), Marina Santos e João Pedro Stedile.
De acordo com Lodi, o MST é a organização com grande compromisso com a Constituição Federal quando o assunto é o cumprimento da função social da propriedade, fundamento constitucional do Direito da Propriedade. Dessa forma, quando a terra é improdutiva, esta não recebe a tutela do ordenamento jurídico, devendo ser desapropriada.
Vivemos hoje o desmonte dos estoques reguladores e o apoio engajado à faceta mais criminosa do latifúndio do nosso país, que só defende os interesses do agronegócio, em detrimento à agricultura familiar, responsável pela grande parte de alimentos que chega à nossa mesa", afirmou Lodi.