A Secretaria de Esporte de Vassouras iniciou este mês as primeiras aulas do projeto Na Mira do Futuro e contou com a presença do campeão brasileiro, Lugui Cruz. Esse é o primeiro projeto social destinado ao tiro com arco no interior do estado do Rio de Janeiro e conta com duas modalidades: Field (tiro de Campo) e Olímpica.
Lugui Cruz é um jovem que começou a praticar tiro com arco aos 14 anos de idade e hoje, com 20, é campeão brasileiro, medalha de bronze por equipe, prata no campeonato sul-americano, campeão da Arizona Cup, medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos e medalha de prata na Guatemala e serve como inspiração para muitos jovens que estão começando agora.
O Projeto é uma parceria criada entre a Prefeitura Municipal de Vassouras através da Secretaria de Esporte, a Confraria Arqueiros do Vale (Núcleo de Field) e a CSP Archery (Equipe Olímpica), e expectativa é de que em breve os resultados com as crianças e jovens atendidos pelo projeto comecem a aparecer.
Além disto, uma pista de tiro com dimensões olímpicas foi construída, sendo esta a primeira do Sul Fluminense que também está preparada para atender atletas portadores de deficiência física com rampa de acesso, área coberta, atletas e monitores com proficiência em Libras, elevando assim o fator da inclusão social no município.
O secretário de Esporte de Vassouras declarou sua positividade com o programa:
“Estamos muito felizes com o resultado hoje na primeira aula, é muito importante continuarmos trabalhando firme nisso, é um projeto que pretende desenvolver disciplina, foco, equilíbrio, convívio e bem-estar social, além de estimular a competitividade, raciocínio e o bem-estar físico dos alunos através de um esporte diferente dos tradicionais”, declarou Luiz Mário.