Mais uma vez, a guarnição de policiais militares da 2ª Cia, do 10º BPM, composta pelo 2º Sargento Emerson, os Cabos Mota e Renato e o Soldado Chagas, obteve sucesso em mais uma operação de combate a drogas, desta feita no município de Paty do Alferes. No meio da tarde desta terça-feira (14), estes policiais abordaram um carro de passeio que trafegava pela Estrada do Canavial, no bairro Santa Cecília, e encontraram no interior do veículo conduzido por Luciano Claret Jeveaux, de 53 anos de idade, quatro pedras de crack. Apesar da quantidade apreendida não ser suficiente para se considerar como tráfico, e, sim, como para uso e consumo, a ocorrência “acendeu o alerta” nas autoridades, em razão de, até o momento, tal droga não ter sido encontrada na região e ser conhecida pelo seu grande poder destrutivo.
O Crack
Por ser fumada, essa droga vai direto para o pulmão, com uma absorção praticamente instantânea. Seu efeito passa rapidamente, em cinco minutos, e isto aumenta a dependência. A pessoa perde o apetite, emagrece, perde noções de higiene e sente constantemente sentimentos desagradáveis, como depressão intensa, desinteresse geral, cansaço, paranoia, desconfiança, medo e agressividade.
O ED procurou o Vice-prefeito e, também, Secretário de Saúde de Paty do Alferes, Dr. Arlindo Rosa de Azevedo, a fim de saber se o município está preparado para enfrentar possíveis problemas que usuários desta e de outras drogas venham a sofrer. Arlindo ressaltou a importância do CAPS, que está bem estruturado no município e tem um importante papel no acolhimento de pessoas que sofram problemas resultantes do uso de drogas lícitas e ilícitas.
“É bom falar deste assunto, pois podemos com isto esclarecer à população sobre os trabalhos que são desenvolvidos e oferecidos no CAPS, e que nem todos sabem. Muita gente pensa que o CAPS é só para quem sofre de algum problema mental. Não. Pessoas que sofrem transtornos em razão do uso de drogas e álcool, também recebem assistência do CAPS, que conta com uma equipe de profissionais composta de psiquiatra, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, enfermeiro e oficineiro para reinserir o paciente na vida social”, afirmou Arlindo.
CAPS
O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde comunitário e aberto do Sistema Único de Saúde (SUS), constituído por uma equipe multiprofissional que oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais, neuroses graves, psicoses, usuários de crack, álcool e outras drogas e demais quadros, cuja gravidade justifique sua permanência num espaço acolhedor, comunitário e promotor de vida. O CAPS tem a finalidade de ressocialização do sujeito.
O Centro de Atenção Psicossocial de Paty do Alferes está situado à Rua Mário Kroeff, nº 1.599 - Arcozelo.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (24) 2485-2724.