A Feira Agroecológica de Paty do Alferes (RJ) comemorou neste sábado (06), um ano de organização. Os agricultores e agricultoras que hoje comercializam na feira fazem parte de um projeto desenvolvido na gestão Juninho Bernardes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e tem por objetivo maior fomentar a economia local e incentivar a produção e consumo de alimentos orgânicos. Os funcionários da prefeitura têm direito ao Vale Feira, no valor de R$ 50,00, para consumo livre na feira. Com isto, não só o dinheiro circula nas mãos dos agricultores, como, também, promove novos e mais saudáveis hábitos alimentares na vida dos funcionários públicos e do público em geral.
Conhecido pelo turismo e sua grandiosa Festa do Tomate, o município de Paty do Alferes tem uma forte base econômica na agricultura familiar. Já na sua implantação, 24 pequenos produtores participavam da Feira, que hoje, um ano depois, integra música, artesanato... que vem atraindo muita gente até mesmo de cidades vizinhas.
Os agricultores-expositores da “Feirinha”, como é chamada popularmente, levam a sério a forma agroecológica de produção de alimentos, não fazendo uso de agrotóxicos ou de queimadas, cuidando da terra e valorizando uma produção diversificada. Todos os sábados eles montam suas barracas bem cedinho, na praça da estação, no centro da cidade, e vão até às 13h.
Se você ainda não visitou a Feira Agroecológica de Paty do Alferes, vale a pena se programar e conferir de perto.