A Secretaria de Estado de Segurança realizou nesta terça-feira (dia 27), às 10h, no auditório da Cidade da Polícia, a premiação do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) para policiais civis e militares que atingiram as metas de redução dos indicadores estratégicos de criminalidade no estado. No topo do Ranking estão as polícias da nossa região.
O ED conversou com exclusividade com o Delegado Titular da 96ª DP (Miguel Pereira e Paty do Alferes), Dr. Cláudio Moreira, em seu gabinete, onde já figura o troféu de 1º Lugar no Ranking do Estado do Rio de Janeiro, recebido na manhã de ontem. Segundo ele, o trabalho em parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar (2ª Cia - 10º BPM) foi a grande responsável pelo alcance deste prêmio e da resolução de crimes nas duas cidades. Dr. Cláudio destacou a prisão do grupo que roubava igrejas e a do assaltante de ônibus, na Praça da Ponte.
“Em cidades como Paty do Alferes e Miguel Pereira, que quase não há câmeras de segurança, solucionar crimes se torna uma missão ainda mais difícil”, afirmou o Delegado.
O Dr. Cláudio Moreira também fez um apelo à população para que faça uso do Disque-denúncia, uma eficiente e totalmente segura “arma” contra a criminalidade, que garante total sigilo, à disposição do cidadão. O número é (21) 2253-1177. O Disque-denúncia já tem um app, disponível na Loja do Google Play.
Entrega de prêmios para policiais que atingiram metas do SIM Contando com a presença do Governador Pezão, cerca de 59 mil policiais civis, policiais militares e servidores da Secretaria estadual de Segurança (Seseg), que atingiram as metas de redução dos indicadores estratégicos de criminalidade no estado, receberam, na manhã desta terça-feira, placas e certificados pelos resultados.
“É um prazer imenso encerrar meu mandato premiando policiais e pagando as gratificações pelas metas. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, tivemos uma série de conquistas importantes para a segurança pública no meu governo, sendo o maior legado o Fundo de Segurança Pública, o Fised. Também não posso deixar de agradecer às Forças Armadas por toda a contribuição que nos deram com a intervenção”, disse o governador.
Além do governador, participaram do evento o interventor federal, general de Exército Walter Souza Braga Netto, o secretário de Estado de Segurança, general de divisão Richard Nunes, o comandante da Polícia Militar, Luís Claudio Laviano, e o chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa.
“A intervenção termina, mas o mais importante é o legado, esse processo de gestão dos recursos. Viemos para somar esforços, com as diretrizes de valorização e reestruturação dessas duas instituições bicentenárias, as polícias Civil e Militar”, ressaltou o interventor federal, general Braga Netto.
Criado em 2009, o Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) é um modelo de gestão por resultado, desenvolvido pela Seseg, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO). Tem como principal objetivo desencadear ações integradas de prevenção e controle qualificado do crime e estabelecer as metas para a redução da incidência dos Indicadores Estratégicos de Criminalidade. Assim, com a implantação do SIM, a Seseg pretende, também, aprimorar a gestão e o processo de integração institucional das Polícias Civil e Militar.
A CIDPOL – Cidade da Polícia, está situada à Avenida Dom Helder Câmara, nº 2.066, Benfica.