Já imaginou poder conversar livremente com uma pessoa de outro idioma e tendo uma tradução em tempo real feita por uma máquina? Pois este sonho está finalmente virando realidade. Em evento realizado nesta terça-feira (8) em Las Vegas (Estados Unidos) durante a CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, o Google anunciou uma nova funcionalidade capaz de traduzir conversas.
Segundo a empresa, a novidade passará a ser disponibilizada nas próximas semanas nos dispositivos Google Home - o alto-falante, que funciona como um assistente por voz, ainda não é vendido no Brasil. O Google diz que o recurso poderá conduzir uma conversação em "dezenas de linguagens", mas não especifica quais. O UOL Tecnologia testou e notou que a tradução funciona para o português.
A empresa chegou a fazer uma demonstração da funcionalidade no palco. O dispositivo mostrado pela companhia realizando o sonho de muita gente foi o Google Home Hub, que conseguiu traduzir em tempo real uma conversa entre uma falante do inglês e um falante de francês. Esta tradução foi feita com a ajuda do Google Assistente, assistente por voz da empresa.
"Hey Google, seja meu interprete de francês", pediu um representante do Google. Em segundos, o dispositivo ativou o "Modo Intérprete" e passou a traduzir a conversa, mantendo um diálogo entre os apresentadores da novidade.
Ao que parece, a inteligência artificial do Google consegue interpretar praticamente qualquer coisa que você disser. Em dispositivos com tela, a empresa chega até a exibir a tradução por escrito no display.
Os dois porta-vozes do Google, que fizeram a apresentação, destacaram que o sistema está mais preciso e funciona até em uma sala com muito barulho. Além disto, eles demonstraram que você pode fazer a mesma pergunta de diferentes formas e o Google Assistente consegue responder de um modo bem preciso.
A empresa cita que a tecnologia irá se expandir para outros lugares, como para ajudar a fazer check-in em hotéis e ajudar a entender horários dos ônibus em uma cidade estrangeira. O Google falou que o "Modo Intérprete" será testado em piloto durante a CES 2019, na recepção do hotel Caesar Palace, de Las Vegas. Ele ainda funcionará no Hyatt de San Francisco (EUA) e no Dream Downtown de Nova York.
Por: Bruna Souza Cruz (UOL, em Las Vegas - EUA)