|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Cascavéis, mais uma preocupação de quem vive em Miguel Pereira | Riobrasil Noticias

Cascavéis, mais uma preocupação de quem vive em Miguel Pereira

Cascavéis, mais uma preocupação de quem vive em Miguel Pereira

24/04/2019 21:42:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque



O assunto do momento que invadiu às redes sociais é também sobre uma invasão: a de cobras cascavéis na cidade de Miguel Pereira. Muita gente preocupada e muita história inventada, também. A mais popular dentre elas é a do caminhão carregado de cascavéis que tombou numa rodovia próxima, deixando um sem número desses perigosos répteis na região.


O ED resolveu “entrar em campo” objetivando esclarecer seus leitores sobre as dúvidas em torno do assunto, inclusive seus boatos.


Caminhão que tombou carregado de cascavéis


Grande parte das pessoas com quem o ED andou conversando disse ter ouvido do tal caminhão carregado de cascavéis, que havia tombado, as cobras fugido e colonizado a região. Descobrimos que um funcionário de um Instituto de Pesquisa, inventou, na brincadeira entre colegas de trabalho, que um caminhão do instituto havia tombado na BR 393 (que corta Barra Mansa, Volta Redonda, etc), carregado de cascavéis e que elas haviam fugido. Um outro funcionário ouviu, levou a sério a “notícia” e a espalhou, acreditando ser verdade!

Também se fala sobre a soltura desta espécie de cobra na região, por pessoas (criadores) ou pelo próprio Ibama... mas, nada disto é fato.


Possíveis motivos da invasão de cascavéis


Segundo o biólogo Hélio Freitas (mestrado em ciências ambientais, professor do Estado e da prefeitura de Vassouras, com qualificação em manejo de répteis pela fundação Rio Zoo, além de ser o diretor presidente do IZMA, Instituto Zoobotânico de Morro Azul), a hipótese mais provável para explicar essa invasão de cobra cascavel é a série de transformações que foram ocorrendo na região.


A cascavel é uma cobra característica do cerrado, caatinga (locais secos e descampados). Com o desmatamento, nossa região (originalmente de mata atlântica) foi se transformando e ganhando características de cerrado; com isto, essas cascavéis começaram a descer do Centro-oeste e de partes de Minas Gerais e invadir esta região. Além disto, ocorreu um plantio muito grande de capim braquiária (ou Brachiária), usado para pastagem”, explicou o biólogo.


Este tipo de capim, tem por característica soltar muitas sementes – o que atrai roedores (principal alimento da cascavel).


Com esta combinação de fatores, se criou em Miguel Pereira um ambiente propício para as cascavéis sobreviverem: alimentação farta, ambiente semelhante (ecossistema) ao dessa espécie de cobra e ausência de predadores, vindo a se reproduzir muito”, concluiu Hélio Freitas.


Não tente “matar a cobra e mostrar o pau”


A cascavel é uma cobra muito perigosa; seu veneno é mortal! Não tente matá-la, pois há risco de não acertar um golpe fatal e ser picado. A recomendação é que se busque isolar a área onde ela se encontra e chamar o Corpo de Bombeiros (Disque 193).


Medidas de prevenção


Reclamar pouco resolve! Para evitar a “visita” de uma cascavel em sua propriedade, evite jogar lixo em terrenos baldios próximos à sua residência. O lixo atrai roedores. Vindo atrás desses roedores, as cobras acabam ocupando as áreas urbanas.


Mantenha seu terreno limpo. No seu habitat (no cerrado), as cascavéis buscam se entocar em locais de pedras, moitas... Se em teu quintal há telhas, madeiras empilhadas, é lá que elas vão se abrigar.


Se for picado


A cascavel só ataca se se sentir ameaçada; primeiramente ela usa o chocalho para afastar os predadores. Mas, se for picado, tome as seguintes providências:


– Lavar o local da picada apenas com água e sabão ou soro fisiológico.

– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.

– Manter o paciente hidratado, dando a ele pequenos goles de água.

– Procurar o serviço médico o mais rápido possível: somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vítima.

– Se possível, filme ou fotografe para comprovar que se trata de uma cascavel. A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.


O que NÃO fazer


– Não faça sucção do veneno, porque isto é mito.

– Não faça torniquete ou garrote.

– Não corte o local da picada.

– Não coloque folhas, pó de café ou outros contaminantes na ferida.

– Não ofereça bebidas alcoólicas à vítima.

– Não dê qualquer medicamento à vítima.

 

Conheça o trabalho do IZMA Instituto Zoobotânico de Morro Azul. Acesse o site www.izma.org.br

 

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.