|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Saiba como Prevenir os Riscos de Doenças Respiratórias nos Pets | Riobrasil Noticias

Saiba como Prevenir os Riscos de Doenças Respiratórias nos Pets

Saiba como Prevenir os Riscos de Doenças Respiratórias nos Pets

13/05/2019 14:45:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Mesmo os animais maiores e mais peludos sentem e sofrem com os efeitos do frio e do ar seco. As mucosas ressecam e a filtragem de impurezas presentes no ar fica comprometida. Os filhotes e os animais idosos são mais suscetíveis às mudanças de tempo e temperaturas.


O vilão da gripe é o vírus influenza A que, dependendo da espécie, pode associar-se com bactérias dos tipos Bordetella bronchiseptica, Clamydofila felis e Mycoplasma sp, agravando ainda mais o quadro.


Os sintomas da gripe em cachorros e gatos são parecidos com os da gripe em humanos: os animais espirram, tossem, podem ter corrimento nasal e demostram cansaço, apatia. Muitos perdem o apetite.


É uma doença contagiosa e, se não tratada adequadamente, pode evoluir para quadros mais graves. "Na maioria dos casos o tratamento é de anti-inflamatórios e analgésicos. Se o animal tem secreção, administramos também mucolítico. Vale a pena estimular a ingestão de água. Pode ser água de coco se o pet gostar", orienta a médica Larissa Seibt, do Centro Veterinário Seres do Grupo Petz.


É preocupante quando o pet apresenta febre e não segue o tratamento adequadamente, porque o quadro pode evoluir para pneumonia, por exemplo. Quando estão com febre, os cães ficam bastante apáticos, rejeitam comida e os olhos podem lacrimejar. Já nos gatinhos a febre pode ser percebida pelo ritmo da respiração. Os febris respiram mais rápido. "Se suspeitar que o pet está com febre, procure um veterinário o mais rápido possível para que a temperatura seja checada com termômetro e ele possa receber o tratamento adequado o quanto antes", recomenda Dra. Larissa.


O pet doente pode espalhar a gripe quando lambe, late, tosse, espirra ou pelos objetos que tem contato e acaba contaminando, como as tigelinhas de água e comida.


Você pode estar se perguntado se pode pegar gripe do seu pet ou o contrário, se pode transmitir gripe para ele. E a resposta é: dificilmente. São raros os casos relatados. Na grande maioria, nem o tutor passa gripe para o pet e nem o pet transmite a doença para o tutor.


Cuidados para Evitar a Gripe


Seu pet está vacinado? Se a resposta é positiva, o risco de ele ficar gripado é menor. As vacinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e algumas delas são administradas em gotinhas no nariz.


Se o seu animal de estimação vai ficar em algum hotel nos próximos dias ou meses ou costuma passear em lugares muito frequentados por outros animais, avalie com o veterinário a necessidade de reforçar a vacina. Em lugares cheios o risco de pegar a doença é maior.


Como Proteger os Animais do Frio


Tem animal que não gosta de roupas. Mas se o seu pet curte um look diferente, use casaquinhos e sapatos para protegê-lo do frio. "Os pets podem usar roupas, porém é preciso ter cuidado com o material da confecção. Roupinhas de materiais sintéticos podem provocar alergias, por exemplo, diferentemente das confeccionadas em algodão. Podemos forrar as caminhas e cobrir os pets para eles ficarem mais quentinhos, mas sempre evitando os materiais que possam provocar irritação de pele e alergias", diz Larissa Seibt.


Seu Pet Dorme na Varanda ou no Quintal?


Quando a temperatura está muito baixa, pondere levar seu pet para dentro de casa. Caso contrário, no quintal ou na varanda reforce a proteção contra o frio, vento e chuva. Cubra as casinhas e deixe o abrigo mais confortável e quentinho com colchonetes, mantas ou cobertores.


Banhos devem ser mais espaçados no frio?


Em locais especializados, os banhos são dados com água e ambiente em temperatura agradáveis e os pets ficam confortáveis. Então, mesmo nas temperaturas baixas, a frequência do banho não precisa ser diminuída. 


"Já em casa fica mais difícil controlar a temperatura ambiente e os banhos devem ser mais espaçados. É bom lembrar que a frequência de banhos depende não somente destes fatores, mas também da raça do pet e das características de sua pele e pelo. É importante perguntar também sobre quando e como banhar o pet nas consultas com o veterinário", orienta Seibt.


Sobre a Petz


A rede de pet shop é a maior do Brasil em número de lojas, somando 87 no País – em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do Centro Veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração.
O novo conceito de hospital veterinário com a marca Seres foi inspirado em redes internacionais e planejado a partir da ótica do tutor e do pet, oferecendo atendimento de alta complexidade em uma estrutura de ponta que conta com centro cirúrgico, UTIs, salas de ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raio X digitalizado, alas separadas para internação de cães, gatos e infectocontagiosos, além de ala de reabilitação, farmácia de manipulação de quimioterápicos e sala para a quimioterapia.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em Rio de Janeiro - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.