Coronavírus e gestação: pré-natal é a principal arma contra a doença | Riobrasil Noticias

Coronavírus e gestação: pré-natal é a principal arma contra a doença

Coronavírus e gestação: pré-natal é a principal arma contra a doença

28/04/2020 12:48:00 | Região Sul | Fonte: Jornal em Destaque

Incluídas como grupo de risco para o novo coronavírus, muitas gestantes estão com receio de sair do isolamento social até mesmo para fazer o pré-natal. Apesar da necessidade de se resguardar a saúde das futuras mamães, em especial nesse momento de pandemia, ainda é muito importante que o acompanhamento periódico não seja deixado de lado. “O pré-natal é a principal arma da gestante para reconhecer problemas que podem alterar o desfecho da gravidez. Por isso, a orientação é evitar sair de casa sempre que possível, mas não faltar às consultas com o obstetra. É uma medida de equilíbrio e diálogo com o médico”, ressalta o ginecologista e obstetra do Grupo de Gestação de Alto Risco da Paraná Clínicas, Dr. Diego Esteves dos Santos.


Não é preciso, por exemplo, fazer múltiplas ecografias, evitando assim idas desnecessárias até as clínicas. “As gestantes têm de redobrar os cuidados com a higiene, utilizar máscara, álcool gel e lavar as mãos com frequência, além de evitar ir acompanhada às consultas”, completa o médico. Tudo isto porque o sistema imunológico da mulher fica mais sensível durante o desenvolvimento do bebê, o que faz com que elas fiquem mais suscetíveis a contaminações. “A tendência é que as infecções virais, principalmente respiratórias, sejam mais graves nas gestantes. No caso do coronavírus, como ainda não temos dados concretos sobre seus efeitos para a mãe e o bebê, torna-se mais seguro se reduzir as chances de contágio”, destaca Dr. Diego.


No consultório, por telefone ou mensagem de texto, os médicos trabalham para tranquilizar as pacientes e esclarecer todos os questionamentos possíveis sobre a relação entre a gravidez e o novo coronavírus. Confira abaixo alguns pontos principais destacados pelo obstetra da Paraná Clínicas:

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.