A cidade de Miguel Pereira é mesmo um lugar privilegiado. Não bastasse ter o 3º Melhor Clima do Mundo é, também, o único lugar do mundo onde a Covid-19 não pega ninguém! Isto se verifica, exclusivamente, no comportamento de boa parte da sociedade local, claro, que parece sequer ter ouvido falar em pandemia, muito menos no tal do “novo normal”. Basta dar uma caminhada pelo centro e reparar nas pessoas que por ali passam: muitas sem máscara ou usando a máscara no queixo – como se o vírus mirasse o queixo das pessoas – e se aglomerando sem nenhuma preocupação com o próximo (bem próximo) e consigo mesmo. “Esta é a cidade dos sonhos, onde nem a pandemia tem vez!”.
Por outro lado, de acordo com o Boletim Diário emitido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, que indica os números de contaminados e óbitos em decorrência da Covid-19 em todo o estado, Miguel Pereira tem registrado até ontem (11), 318 pessoas com a doença e 16 que perderam suas vidas, vítimas do vírus. As vizinhas, Vassouras tem 914 contaminados e 28 mortos; Japeri aparece com 607 pessoas com a Covid-19 e 43 óbitos; e Paty do Alferes com 213 doentes e seis mortos (Dados oficiais do governo do estado). Logo, o vírus continua “turistando” pela cidade e cercando-a perigosamente em seus limites territoriais.
De acordo com informações dadas por leitores do ED – parentes de pessoas internadas no hospital local –, o CTI já funciona com quase toda a sua capacidade de lotação. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou a respeito, soltando apenas a seguinte nota, na tarde de hoje: