A Polícia Militar reforça a segurança em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro e no Maracanã, neste sábado (30), para o jogo entre Santos x Palmeiras pela final da Taça Libertadores 2020. Cerca de 550 PMs, coordenados pelo Bepe (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios), realizam o patrulhamento dentro e no entorno do estádio.
Durante o evento, o Corpo de Bombeiros também atua na prevenção e no controle de aglomerações. A força-tarefa vai auxiliar a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), responsável pela organização do torneio, assegurando que todas as medidas de proteção e prevenção à pandemia do novo coronavírus sejam cumpridas.
O decreto que autoriza a realização do evento não permitiu a presença de público pagante. Apenas pessoas credenciadas pela Conmebol, com limite de até 10% da capacidade do estádio, podem acompanhar a partida. Mesmo assim, a PM vai monitorar ônibus transportando torcedores nas rodovias, vias expressas, Rodoviária Novo Rio, estações de trem e nos aeroportos RIOGaleão e Santos Dumont.
Os agentes da Operação Verão, que atuam na orla carioca, também estarão mobilizados para acompanhar a movimentação de torcedores. Além disso, haverá policiamento em possíveis pontos de encontro de torcidas.
Medidas preventivas
Os credenciados precisam apresentar exame tipo RT-PCR negativo para Covid-19. Haverá, ainda, aferição de temperatura para acesso ao Maracanã. O uso de máscara de proteção será obrigatório durante todo o tempo, inclusive, na parte externa do estádio.