DIA NACIONAL DO SURDO: Jornal Em Destaque celebra 26 de setembro com sinais! | Riobrasil Noticias

DIA NACIONAL DO SURDO: Jornal Em Destaque celebra 26 de setembro com sinais!

DIA NACIONAL DO SURDO: Jornal Em Destaque celebra 26 de setembro com sinais!

26/09/2021 15:09:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo no Brasil. Esta data marca a fundação, em 1857, no Rio de Janeiro, do primeiro instituto de educação para surdos do País, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.


No Dia do Surdo, além de serem celebradas importantes conquistas da comunidade surda, são reiteradas suas lutas e sua resistência. Temos a oportunidade e somos chamados a refletir e a debater sobre questões importantes acerca de temas, como os direitos dos surdos, acessibilidade e minorias linguísticas.


Importante ressaltar que quando falamos em comunidade surda estamos nos referindo à uma comunidade heterogênea e diversa, sendo assim, a partir de diferentes contextos e vivências, cada pessoa possui uma relação individual com a surdez. Existem vários fatores que podem influenciar nessa relação como, por exemplo, o grau da surdez, a presença (ou não) de pais ou outros parentes surdos, a forma como a pessoa se relaciona e se identifica com a língua de sinais, entre outros.


A surdez é, também, uma questão identitária e cultural. Assim, pessoas que se identificam como surdas compartilham de diversos elementos que as unem: uma língua própria - a língua de sinais - uma cultura surda e uma comunidade da qual fazem parte - a comunidade surda.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.