CPI DOS TRENS: PRIMEIRA OITIVA IRÁ DISCUTIR AUMENTO DA PASSAGEM | Riobrasil Noticias

CPI DOS TRENS: PRIMEIRA OITIVA IRÁ DISCUTIR AUMENTO DA PASSAGEM

CPI DOS TRENS: PRIMEIRA OITIVA IRÁ DISCUTIR AUMENTO DA PASSAGEM

07/03/2022 17:54:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

A primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as interrupções e atrasos nos serviços de trens será realizada na próxima segunda-feira (14). Os deputados querem ouvir a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e entender como foi realizado o cálculo que propõe o aumento na passagem dos trens pela SuperVia. O reajuste está previsto para ocorrer no dia 21 de março e o valor da viagem passará de R$ 5,90 para R$ 7.

Além da Agetransp, serão convocados para a reunião representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Casa Civil, Secretaria de Estado de Transporte (Setrans), Ministério Público (MP/RJ), Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ).

É um absurdo esse aumento. O trabalhador não receberá um reajuste salarial proporcional ao aumento da tarifa. O contrato de concessão de operação do sistema ferroviário prevê o reajuste anual da tarifa com base no IGP-M acumulado, diferente do cálculo usado para a correção salarial, que é baseado no IPCA. Também queremos receber um levantamento da SuperVia dos últimos cinco anos com as atividades da empresa mês a mês”, explicou Lucinha.

A comissão definiu o prazo de cinco dias úteis para que as instituições apresentem uma resposta aos ofícios.

Na reunião, os deputados definiram qual será o foco do trabalho do grupo. Entre as medidas imediatas está a solicitação por ofício de documentos à SuperVia.

Vamos requerer os registros de ocorrência de roubos e furtos nas estações, queremos saber quantas composições têm em cada ramal, ter um mapeamento de acidentes, principalmente fatais, que ocorreram nos últimos cinco anos e analisar quais ações de modernização foram aplicadas nas estações”, pontuou o relator da comissão, deputado Waldeck Carneiro (PT).

O vice-presidente da comissão, deputado Eliomar Coelho (PSol), aproveitou o encontro para entregar o relatório final da CPI dos Transportes, realizada em 2018, que fez um diagnóstico da situação dos transportes no Rio.

Sugeri, ainda, que a CPI envie um ofício ao TCE pedindo atualização das recomendações feitas à SuperVia quanto aos investimentos definidos em contrato”, concluiu.

Também estiveram presentes à reunião os deputados Luiz Paulo (Cidadania), Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB) e Dionísio Lins (PP).

 

Foto: Thiago Lontra | Texto: Buanna Rosa

______________________________________

ED, um jornal nacional: Fique por dentro da evolução do jornal que virou fonte de notícias do Google News

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.