espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Embrapa estuda revegetar áreas degradadas pela mineração em MG | Riobrasil Noticias

Embrapa estuda revegetar áreas degradadas pela mineração em MG

Embrapa estuda revegetar áreas degradadas pela mineração em MG

31/10/2025 08:55:00 | | Meio Ambiente | Fonte: Agência Brasil

Uma pesquisa da Embrapa Cerrados pretende revegetar áreas degradadas da mineração, em Paracatu, Minas Gerais, utilizando espécies nativas do Cerrado.

O replantio deve ocorrer em barragens de rejeitos de mineração de ouro. 

A Embrapa identificou que os solos desses taludes, estruturas inclinadas que contém os rejeitos, estão ácidos, compactados, com baixa fertilidade, pobres em matéria orgânica e com baixa atividade microbiológica, o que afeta o crescimento vegetal.

A pesquisa utiliza espécies nativas do cerrado que já estão adaptadas ao bioma, como explica Leide Andrade, pesquisadora da Embrapa Cerrados.

?Nossa pesquisa é desenvolver um protocolo de revegetação utilizando espécies nativas do Cerrado altamente adaptadas a essas condições ambientais do Cerrado, que é de baixa fertilidade dos solos e também de clima de estação bem definida, seca e chuva. Então ela tem que ter tolerância a estresse hídrico. E a gente já conseguiu selecionar algumas espécies nativas e também espécies que estão no mercado e têm condições de se desenvolverem nesse local.?

Leide ressalta que o solo do local vai ganhar "nova vida" com as plantas selecionadas.

?As plantas que nós selecionamos para lá, muitas delas são leguminosas e elas introduzem a vida no solo. O que vai acontecer ali é que nós vamos construir um solo, porque o que tem é tão ruim que a gente nem chama de solo. Então, essas espécies, elas são altamente adaptadas ao ambiente do cerrado e ao clima do cerrado. Então, elas conseguem estruturar, biologicamente, esses taludes.?

Para que as estruturas desses taludes se mantenham estáveis e sem rachaduras, as plantas não podem desenvolver raízes. Também é importante que a parte aérea não se desenvolva muito, para permitir a vistoria e a análise da condição do solo e da estrutura.

A legislação obriga que mineradoras mantenham os solos dos taludes cobertos com vegetação, para evitar erosão e promover a estabilidade do ambiente.

*Com supervisão de Fabiana Sampaio 

 

2:07

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.