espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Após 20 anos, Assentamento Irmã Dorothy conquista a regularização | Riobrasil Noticias

Após 20 anos, Assentamento Irmã Dorothy conquista a regularização

Após 20 anos, Assentamento Irmã Dorothy conquista a regularização

30/10/2025 09:05:00 | | Direitos Humanos | Fonte: Agência Brasil

Após 20 anos de luta, 45 famílias do Assentamento Irmã Dorothy, situado na cidade de Quatis, no Sul Fluminense, foram selecionadas para assinar com o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, os Contratos de Concessão de Uso. Com isso, finalmente será regularizada a moradia na região.

O Incra também firmou contratos de crédito, de R$ 8 mil por família, com desconto de 90% no valor a ser restituído pelos beneficiários, desde que pago dentro do prazo de três anos.

A diretora do Movimento dos Sem Terra no Rio de Janeiro, Eró SIlva, explica que agora é preciso avançar nas condições do assentamento, e relembra o longo tempo de espera, cerca de 20 anos.

A longa espera é um padrão em outras regiões ocupadas do Rio de Janeiro, como explicou Eró Silva.

Até a regularização agora, o Assentamento Irmã Dorothy foi desapropriado em 2006, no primeiro governo do Presidente Lula. Depois, em 2014, a Justiça concedeu a imissão (termo jurídico) de posse do imóvel ao Incra.

Em 2015 foi finalmente criado o Assentamento, que ganhou o nome da missionária norte-americana Dorothy Stang, famosa por seu ativismo contra a grilagem de terras e o desmatamento, e em defesa dos pequenos agricultores. Ela foi assassinada em 2005 no Pará, após 45 anos de luta no Brasil.

*Com colaboração do estagiário João Barbosa

2:41

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.