|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines

26/05/2025 - Signo de Peixes | 20/02 a 20/03



Casas feitas com cimento de caroço de açaí serão construídas em Belém | Riobrasil Noticias

Casas feitas com cimento de caroço de açaí serão construídas em Belém

Casas feitas com cimento de caroço de açaí serão construídas em Belém

09/10/2025 08:55:00 | | Meio Ambiente | Fonte: Agência Brasil

O governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará, entregou o benefício habitacional Sua Casa COP30 Sustentável, que viabilizará a construção de 45 moradias sustentáveis na região das ilhas, na capital. Erguidas com tijolos ecológicos produzidos a partir de caroços de açaí, as unidades vão reduzir a emissão de CO² na atmosfera em mais de 70 toneladas. O projeto será executado em convênio com a Cooperativa Mista da Ilha do Combu.

O professor da UFPA, Marco Oliveira, fala sobre a proposta: "Esse caroço de açaí que até então ali poderia emitir carbono porque é uma matéria vegetal, matéria orgânica, uma biomassa, ele passa então a ser incorporado numa matriz cimentícia em que ele tem ali a proposta de fazer uma fixação, uma captura de CO². Então ele tem essa proposta de pegada de carbono, a proposta da bioeconomia circular".

O representante comunitário, Paulo Cohen, comenta sobre esse significado para os moradores: "Significa valorização dos ribeirinhos, valorização daqueles que protegem a floresta. Esse projeto vem em sintonia, principalmente no ano da COP. A gente olhar os ribeirinhos, olhar os amazônidas com olhar de humanidade, de preservação, de valorização, de inovação e de coisa sustentável".

A proposta do tijolo ecológico permitirá redução de até 30% no tempo de construção em relação à alvenaria tradicional, além de oferecer conforto térmico, maior isolamento acústico e economia de até 40% nos materiais. O tijolo reduz consumo de água em 90%, cimento 80%, ferro 50% e elimina o uso de madeira, diminuindo resíduos sólidos e emissões de gases de efeito estufa.

Telhas ecológicas reforçam a sustentabilidade, oferecendo maior durabilidade e aproveitamento de materiais reciclados. Também serão instalados biodigestores para tratamento de resíduos orgânicos, gerando biogás e biofertilizantes. O presidente da COHAB, Manuel Pinheiro, comenta a alternativa para a construção de novas moradias:

"Nós estamos aqui na região das ilhas, mais precisamente aqui no Combu, trazendo a inovação: a Casa Sustentável, a casa que vem fazer com que possa ser a diferença na COP30. Isso pra gente é uma felicidade enorme, porque estamos levando dignidade também para as pessoas que moram nas ilhas. Isso é fundamental para que quem tem filho, esposa, esposo, possa chegar e se sentir bem na sua residência. Nós estamos fazendo isso através da COHAB, através do governador Helder e através da nossa grande vice-governadora Hana. E é certeza de que em breve nós estaremos aqui novamente pra entregar essas casas. É a Companhia de Habitação fazendo com que nós possamos ter o direito à moradia digna e esperança e expectativa de casas boas no futuro. É isso que nós estamos fazendo e vamos continuar fazendo sempre. A certeza de que você vai viver bem".

3:15

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.