espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Crianças e adolescentes são afastados de trabalho infantil em Minas | Riobrasil Noticias

Crianças e adolescentes são afastados de trabalho infantil em Minas

Crianças e adolescentes são afastados de trabalho infantil em Minas

02/10/2025 09:05:00 | | Direitos Humanos | Fonte: Agência Brasil

Cento e sete crianças e adolescentes foram afastados de situações de trabalho infantil em lojas do setor calçadista nos municípios de Nova Serrana e Perdigão, em Minas Gerais. 

A operação do Ministério do Trabalho e Emprego foi realizada entre os dias 22 e 26 de setembro e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho e apoio da Polícia Federal.

Sessenta e cinco estabelecimentos, do total de 68 vistoriados, utilizavam a mão de obra de crianças e adolescentes,  prática proibida pela legislação.

Foram afastados do trabalho infantil uma criança de 11 anos, dois adolescentes de 13 anos e 104 jovens com idades entre 14 e 17 anos.

Dos 107 jovens, 63% eram meninos e 27% meninas. 23 se autodeclararam brancas, 23 negros, 46 pardos e outras 15 não informaram etnia.

23% do total não frequentavam a escola, e 12% não quiseram responder.

A Auditoria Fiscal do Trabalho identificou que os adolescentes ficavam expostos a solventes químicos, ruídos acima do limite de tolerância e ferramentas perfurocortantes.

Após as vistorias, foi determinado o afastamento do trabalho dos menores de 16 anos e o encaminhamento para a rede de proteção social, saúde e educação. Já os jovens de 16 e 17 anos devem mudar de função.

*Com supervisão de Fabiana Sampaio 

1:22

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.